Santos agradece 'presente' e vence América-MG por 1 a 0

Publicado  sábado, 2 de julho de 2011

O Santos não teve Neymar, Ganso e Elano em campo. Fora dele, também não contou com a torcida em peso na noite deste sábado no Pacaembu. Mesmo assim, de "ressaca" após a conquista da Copa Santander Libertadores, o Peixe cumpriu seu papel e venceu o América-MG por 1 a 0, contando com gol contra do zagueiro Anderson. Assim, a equipe chega à segunda vitória em seis jogos no Campeonato Brasileiro.

A vitória dá novo panorama ao Alvinegro Praiano na competição, já que a equipe pode, com a Libertadores já finalizada, voltar suas atenções somente para o Brasileirão. O Santos não largou bem no Nacional, mas agora já belisca a 11ª colocação com 8 pontos e um jogo a menos.

O Coelho, por sua vez, se mantém na zona de rebaixamento. É o antepenúltimo colocado, com cinco pontos em sete partidas. A equipe de Mauro Fernandes venceu apenas uma vez no Nacional - na estreia contra o Bahia (2 a 1).

Esta partida, que seria originalmente realizada no dia 26 de junho, foi adiada para este sábado porque o Peixe precisava de um "respiro" após a conquista da Libertadores.

VALEU, ANDERSON!

Ainda curtindo a conquista da Liberta o Peixe sofreu com a falta de ritmo por conta do adiamento de seus jogos em razão, justamente, da maratona de partidas pela competição sul-americana.

Prova disso foi a escalação deste sábado. Muricy não pode contar com o trio Elano, Ganso e Neymar, jogadores que servem a Seleção Brasileira na Copa América. Além dos astros, o volante Adriano, com lesão na coxa esquerda, também foi ausência.

Diante de tantos problemas, o Santos começou o confronto com o América no Pacaembu jogando na "manha", sem arriscar muito. Só que o Peixe contou com nobre ajudinha para sair na frente logo cedo. Aos 7 minutos, Danilo cobrou falta da esquerda e o zagueiro Anderson, ex-Corinthians, acabou cabeceando contra o próprio patrimônio.

Pelo lado do Coelho, pouca criatividade e força para atacar. A experiente dupla Alessandro e Fábio Júnior se isolou no ataque e não produziu. No único lance da equipe visitante no primeiro tempo, Gilson recebeu de Rodriguinho, invadiu a área e dividiu com Rafael. Na cara do gol, o lateral americano não conseguiu finalizar e ainda acertou o rosto do goleiro santista.

Aos 27, Alex Sandro, que atuou com a 10 de Ganso improvisado na meia-esquerda, assustou o goleiro Flávio em chute com a perna direita. Era pouco, mas o Santos cumpria bem seu papel segurando a bola no ataque.

Na sequência, uma baixa na equipe da Baixada. Um dos destaques do duelo e ex-atleta do Coelho, o volante Danilo sentiu a coxa direita após dividida com Arouca e foi substituído por Possebon. No intervalo, o jogador afirmou que sua saída foi meramente preventiva e que ele deve jogar o clássico contra o Palmeiras no próximo fim de semana.

Sem estrelas, quem acabou pedindo a responsabilidade foi o lateral Pará. Dos pés do jogador, o Peixe quase marcou em cobrança de falta por cima do gol de Flávio. O mesmo Pará protagonizou grande lance aos 40, ganhou da zaga e, com o gol livre, tocou na rede pelo lado de fora.

Aos 43, o Peixe continuou martelando: a bola pipocou na área do Coelho e sobrou para Roger, que dominou na área e exigiu a defesa de Flávio.

BRUXA SOLTA?

Não bastasse a contusão de Danilo ainda na primeira etapa, o lateral Alex Sandro começou o segundo tempo com o pé... esquerdo. O jogador sentiu a coxa direita em lance na linha lateral e teve de dar lugar a Charles logo nos primeiros minutos da etapa complementar.

Na sequência, o americano Fabricio soltou a bomba e arrepiou a torcida alvinegra no Pacaembu. A bola tirou tinta da trave direita de Rafael.

Aos 11 minutos, Alessandro girou na área após cobrança de escanteio e Fábio Júnior quase cutucou para as redes. Depois, mais pressão do rubro-verde. Mauro Fernandes lançou mão do atacante Kempes no lugar do líbero Gláuber. O América percebeu que o Peixe fraquejava e aproveitou para se mandar para o ataque. Cada bola na área fazia palpitar os corações santistas no Pacaembu.

Temerosos, os torcedores do Peixe reagiram e começaram a cantar, empurrando o time para a frente. E não é que surtiu algum efeito? No lance seguinte ao "chacoalhão" alvinegro, Arouca tabelou com Roger e tocou por cima do gol de Flávio.

Passado o momento bom do Santos, o Coelho voltou a se postar no campo de ataque. Kempes, Alessandro e Fábio Júnior infernizavam a zaga do Peixe. Sob vaias no Pacaembu, o América martelou, martelou, martelou, mas não furou o bloqueio alvinegro e o resultado acabou não se alterando.

Agora, o próximo compromisso das duas equipes no Campeonato Brasileiro será diante do mesmo time. O América-MG recebe o Palmeiras na Arena do Jacaré na próxima quarta-feira, em partida válida pela . E o Santos, que pediu o adiamento de sua partida no meio da semana (contra o Fluminense, confronto remarcado para o dia 24 de agosto) só volta a campo no dia 10, no domingo, daqui a oito dias. O adversário, a exemplo do Coelho, também será o Palmeiras, no Pacaembu.

0 comentários: