Corinthians e Santos empatam em 0 a 0 no Pacaembu pela final do Paulista

Publicado  segunda-feira, 9 de maio de 2011

Corinthians e Santos não saíram de um empate por 0 a 0 na tarde deste domingo (08/05), no Pacaembu, em jogo válido pela primeira partida da final do Campeonato Paulista. O segundo e decisivo confronto será daqui a uma semana, com mando de campo santista, na Vila Belmiro.

A única vantagem da equipe litorânea será justamente a de decidir o título em seus domínios, já que a melhor classificação do Santos nas fases anteriores não lhe permite nova igualdade - outro empate na Baixada levará a disputa do título para as cobranças de pênalti.

O jogo

Sem Alessandro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Tite improvisou o zagueiro Wallace na lateral direita para marcar as subidas de Neymar. Já no ataque, mesmo com a boa fase das últimas partidas, Willian não tomou a titularidade de Dentinho.

Muricy Ramalho, por sua vez, não pôs em campo o Santos que fez o último coletivo antes do clássico. Em vez do esquema 4-5-1 treinado, ele manteve o time com um atacante a mais - Zé Eduardo - e colocou Alex Sandro na lateral esquerda, deixando Pará entre os reservas.

Quando a bola rolou, depois de um perigoso chute do volante Paulinho, à esquerda do gol de Rafael, o jogo se mostrou equilibrado. No primeiro duelo com Wallace, Neymar, que invertia o lado do campo com Zé Eduardo a todo instante, foi derrubado e arrancou cartão amarelo.

A estrela santista assustou Júlio César uma vez na primeira etapa: Neymar recebeu bola na ponta, passou como quis pela zaga corintiana e acertou a trave direita do goleiro. A resposta veio em seguida, com Bruno César, que avançou com a bola e chutou acima de Rafael.

Antes do final do primeiro tempo, marcado por poucas chances de gol, ainda sobrou tempo para Paulo Henrique Ganso se machucar. O meia até voltou a campo, mas desceu para o vestiário reclamando de dores e foi substituído por Alan Patrick na volta para a etapa final.

Apesar de perder um de seus melhores jogadores, o Santos voltou bem para o jogo, sob comando de Neymar. Aos nove minutos, ele colocou Alan Patrick em ótima condição. O atacante encobriu Júlio César, mas Chicão se recuperou e impediu o gol quase em cima da linha.

Neymar voltou a assustar a defesa corintiana nos minutos seguintes. Primeiramente, ele acertou um forte chute cruzado da esquerda, e Júlio César quase soltou a bola. Logo depois, ele tabelou na entrada da área e, de frente para o goleiro do Corinthians, carimbou o travessão.

O sufoco acordou o Corinthians, que levou perigo em um lindo voleio do lateral esquerdo Fábio Santos que acertou o travessão, mas o ataque já estava parado por impedimento. Mais tarde, com o adversário cansado, Liedson ainda acertou a trave direita de Rafael. Mas o apito final de Cléber Wellington Abade confirmou o empate em branco e reservou os gols para a Vila.

0 comentários: